Curso de Polimentos


Curso de Polimento, Cristalização, Espelhamento e  Vitrificação.

O Curso de Iniciação Profissional Polidor de Automóveis tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas realização de polimento e conservação de pinturas automotivas.
Equipamentos para Polimento de Veículos;
Noções de Aplicação de Produtos para Polimento em Repintura;
Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos;
Proteção ao meio ambiente:
Classificação de Tintas;
Noções de Lixamento de superfícies para Polimento em Repintura;
Polimento em Pinturas Novas;
Proteção e Manutenção de Polimento (Cristalização);
Abrasivos para Polimento;
Proteção e Manutenção de Polimento (Enceramento);
Técnicas de Polimento;
Polimento de Pinturas Desgastadas.

Polimento

O serviço de polimento de carros inclui todos os procedimentos realizados com intenção de reativar o brilho do veículo além de remover riscos superficiais, manchas, oxidação e outros defeitos da pintura. Nossos profissionais receberam treinamento específico para o uso da máquina de polir, conhecida também como politriz, pois se utilizada de forma incorreta e com muita força, a politriz irá esquentar a superfície a ser polida e o resultado será a remoção da tinta da lataria do veículo. Para garantir um serviço de alta qualidade, todas as máquinas politrizes que utilizamos são de primeira qualidade assim como a massa de polir e as boinas de lã e de espuma utilizadas na realização do serviço.

O processo de polimento varia de acordo com a peça a ser polida e seu material. As técnicas aplicadas para a realização do serviço dependem do profissional que está realizando o polimento. Entenda, de forma resumida, como é feito o polimento de carros:

1º passo: é necessário o uso de um meio abrasivo como uma lixa (ou rebolos, pedras, discos e até mesmo diamante, dependendo de cada caso) para remover sujeiras e irregularidades da superfície a ser polida. O lixamento pode ser feito manualmente ou com o uso de lixadeira, retífica, micro-retífica ou esmeril.

2º passo: é utilizado um agente polidor com base levemente abrasiva, conhecido popularmente como massa de polir. A massa de polir é aplicada com o uso da politriz (estacionária, manual ou orbital).

3º passo: utiliza-se uma cera para dar brilho, ou “chamar o brilho” do carro. Ela ajuda a proteger a lataria e conservar o serviço.

Cristalização

A cristalização é um processo de polimento realizado na pintura do veículo com intuito de revitalizar o brilho do carro e proteger a pintura dos efeitos do clima (a alta exposição ao sol que pode causar desbotamento da cor original e possíveis fissuras na lataria, por exemplo) e também dos desgastes naturais. Pequenos arranhões e desgastes por produtos químicos podem, na maioria dos casos, serem corrigidos com a cristalização. Durante o processo de cristalização nossa equipe especializada de polidores utiliza produtos de polimento profissional da Meguiar´s além de ferramentas e técnicas de alta tecnologia para proporcionar à pintura um alto grau de brilho e proteção. Perceba que no processo de cristalização de seu veículo serão executados os serviços de polimento, enceramento e, finalmente, a cristalização. O resultado é um brilho duradouro que mantém o aspecto de recém polido por 6 meses.

A principal vantagem da cristalização de veículos é que esse serviço mantém a pintura do carro conservada por mais tempo e, dessa forma, o carro mantém um valor de mercado mais elevado para uma futura venda. A cristalização é indicada para veículos semi-novos (para corrigir imperfeições na pintura melhorando o aspecto geral do veículo) e também é indicada para veículos novos (a aplicação de uma resina de proteção ajuda a conservar o brilho de fábrica da pintura após lavagens e intemperes do tempo).

Confira o que a cristalização na Rossi Car irá proporcionar ao seu veículo:

– Formação de uma camada protetora muito resistente na pintura do carro;
– Broqueio dos raios ultravioletas que deterioram a pintura;
– Remoção da pintura oxidada;
– Brilho superior ao original;
– Garantia do aspecto de recém polida por 6 meses.

Cristalização
Cristalização ou espelhamento são termos utilizados para aplicação de uma resina protetora sobre a pintura. É bom saber que, assim como a cera, os produtos aplicados sobre a lataria do carro não reagem quimicamente com o verniz da lataria, ou seja, a aplicação da resina não transforma a estrutura molecular nem do verniz nem da tinta.

A cristalização garante durabilidade maior que a cera, além de evitar que pequenas agressões atinjam o verniz
original do veículo

A cristalização, por meio da camada fina de resina aplicada, garante durabilidade maior à pintura em comparação com a cera. Além disso, evita que pequenas agressões atinjam o verniz original do veículo.

Apesar de algumas concessionárias oferecerem o serviço para veículos zero quilometro, a cristalização é indicada para os carros com alguns anos de uso.

O serviço começa com um polimento para retirar possíveis riscos e manchas. Em seguida é aplicado um desengordurante e, por fim, a resina. O custo de uma cristalização costuma passar dos R$ 350, mas não utilize apenas o preço para escolher a empresa que vai cuidar do seu carro. Verifique o resultado em outros carros antes de bater o martelo e lembre-se que, se algo der errado, o reparo não será simples.

ESPELHAMENTO DE PINTURA

O espelhamento é um processo de polimento que visa revitalizar a pintura e eliminar manchas ou riscos que afetam o verniz ou a camada superficial da pintura. O espelhamento 3M utiliza materiais importados da marca 3M como massas, líquidos de polimento, espumas e papel para polir além de cera a base de carnaúba e teflon utilizados no acabamento para garantir um brilho mais duradouro ao veículo. É aplicada uma camada protetora contra os efeitos nocivos do sol e da chuva que ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pintura.

O espelhamento é considerado um tratamento de beleza para o carro porque consiste em um sistema especial de polimento, com produtos de altíssima qualidade, que proporciona um brilho intenso por até 6 meses ou 20 lavagens. E também porque o espelhamento melhora a aparência externa do veículo, pois consegue remover riscos superficiais, manchas e outros defeitos na pintura que podem aparecer até em carros com pouco tempo de uso. Para melhores resultados o proprietário do carro deve mantê-lo sempre limpo e, preferencialmente, longe do sol e protegido da chuva.